Poética de Énia Lipanga é tema de dissertação de mestrado na Universidade Federal Fluminense, no Brasil

A estudante brasileira Laura Coimbra conquistou o grau de Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal Fluminense (UFF), após defender uma dissertação dedicada à análise da poética da escritora moçambicana Énia Lipanga, com enfoque em duas das suas obras: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos (2021) e Ensaios da Partida (2023).

Intitulada “A nódoa que ainda permanece: Uma leitura da casa e do corpo na poética de Énia Lipanga”, a dissertação foi defendida a 11 de Fevereiro de 2026, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF, sob orientação da professora doutora Tatiana Pequeno.

A investigação debruçou-se sobre a literatura moçambicana produzida por Énia Lipanga, procurando compreender as diferentes dimensões da sua escrita e as experiências que atravessam o sujeito poético feminino.

Partindo da hipótese de que a oralidade não se limita à palavra, mas também se manifesta no gesto e na performance corporal, Laura Coimbra explorou temas como a casa, o corpo, o afecto, a melancolia e a construção de novas memórias culturais.

A dissertação propõe ainda uma leitura do corpo como documento de testemunho e instrumento de voz, estabelecendo relações entre memória, colectividade e subjectividade.

  • 1181 Posts
  • 0 Comments
Blogger | creative | Copywriter | Fotografo | Aspirante de Designer | Editor no Moz Entretenimento