Ministério da Cultura e Turismo e Coca-Cola firmam parceria para formação de mulheres e jovens no sector do turismo

O Ministério da Cultura e Turismo, através do Instituto Nacional do Turismo (INATUR), e a Coca-Cola Sabco (Moçambique) assinaram, na sexta-feira, 22 de Março, em Maputo, um Memorando de Entendimento que firma a parceria entre as duas instituições para a formação profissional de mulheres e jovens no sector do turismo.

O instrumento foi assinado pelo Director-Geral do INATUR, Richard Baulane, e o representante da Coca-Cola, Francisco Tembe, num acto testemunhado pelo Vice-Ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar.

Em comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, esta parceria marca um passo significativo no fortalecimento do sector do turismo e restauração, em Moçambique, promovendo o desenvolvimento de competências e a excelência. À luz do memorando, serão capacitadas e empoderadas 300 mulheres profissionais nos domínios de atendimento e preparação de mocktails (cocktails sem álcool) na área de restauração e bebidas, sendo 200 da Cidade de Maputo e 100 da Província de Maputo, ainda no presente ano.

O Vice-Ministro da Cultura e Turismo referiu, na ocasião, que esta parceria irá alargar as expectativas e projecções do sector relativamente à oferta de competências e melhoria da empregabilidade no mercado turístico. Por outro lado, segundo o governante, irá elevar a fasquia de qualificação do capital humano no segmento no sector e consequente potenciação da qualidade dos serviços prestados na área de mesa e bar, o que irá concorrer para o alcance de duas das prioridades do Programa Quinquenal do Governo (2020-2024): desenvolver o capital humano; e promover o emprego, a produtividade e a competitividade.

A Directora de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola, Neyde Pires, disse, no evento, que a Coca Cola está comprometida em contribuir para o crescimento e a capacitação desta camada social, proporcionando oportunidades tangíveis de educação e formação que irão abrir portas para um futuro próspero.

Ao investir na formação de mulheres e jovens, estamos a investir no futuro de Moçambique, fortalecendo não apenas o sector do turismo, mas também a economia como um todo. Por isso, através desta parceria, estamos a construir bases sólidas para o crescimento e a inovação, capacitando indivíduos para se tornarem líderes e empreendedores na indústria de restauração e bebidas“.

Esta parceria público-privada marca o compromisso do Governo em continuar a trabalhar afincadamente com o sector privado e demais instituições relevantes, para transformar o turismo no agente catalisador da diversificação da economia nacional, com intuito, também, de atingir níveis de excelência na prestação de serviço ao público.

O segmento de restauração e bebidas assume, hoje, uma importância vital para a saúde da economia em Moçambique. Cerca de 5.607 estabelecimentos de restauração e bebidas e salas de dança, e com uma capacidade de 69.901 mesas e 351.553 cadeiras, representam 66% das empresas que integram o cadastro nacional de empreendimentos turísticos.

Do universo dos estabelecimentos de restauração, 64.4% encontram-se na Cidade e Província de Maputo, 7,6% na Província de Nampula, 2,7% na Província de Cabo Delgado e 2,6% na Província de Tete.

  • 5314 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.