Festival de Linga-Linga em risco de adiamento admite o Governo Distrital de Morrumbene

A primeira edição do Festival de Praia de Linga-Linga, inicialmente marcada para 31 de outubro, poderá ser adiada devido ao atraso nas obras de abertura da via pública de acesso à praia, em Morrumbene, província de Inhambane. 

Durante a nossa jornada de recolha de informação, constatamos que o empreiteiro pede a prorrogação do prazo até à primeira semana de dezembro, enquanto o Governo admite rever a data do evento.

Falando numa entrevista o empreiteiro pelas obras, Mr Eddy, do Castelo Beach Resort, justifica o atraso com as dificuldades logísticas e a dimensão dos trabalhos ainda por executar, apesar do reforço dos equipamentos e da continuidade das actividades.

“Estamos a trabalhar na construção da nova estrada pública de acesso à praia. Como podem ver, enfrentamos várias dificuldades na construção desta estrada. A logística envolvida é enorme e temos trabalhado arduamente, sete dias por semana, para produzir as varas necessárias. No entanto, precisamos que o prazo de execução do projecto seja prorrogado até à primeira semana de dezembro, para que possamos concluir todo o processo.”

Reconhece por outro lado que ainda há muito trabalho por realizar e considera insuficientes os meios disponíveis para garantir a conclusão da estrada dentro do prazo previsto.

“Nós temos ainda muito trabalho a fazer. Como podem ver, temos duas máquinas e dois camiões de 18 metros cúbicos para alcançar a rua. Por isso, solicitamos que o prazo seja prolongado até à primeira semana de dezembro.”

Perante a possibilidade de incumprimento do calendário, o Governo do distrito de Morumbene admite o adiamento do festival, segundo atestou o administrador distrital, Narciso Zunguze, que assegura a decisão como resultado da comunicação feita pelo empreiteiro, que reconheceu não conseguir entregar a obra a tempo do evento.

“Nós programámos para que, no dia 31, tivéssemos naquele lugar uma forma de mostrar aos moçambicanos que, em Morumbene, já temos um espaço destinado ao lazer. O nosso empreiteiro comunicou-nos que, embora tenha reforçado o seu equipamento para o trabalho que está a ter lugar, não vai conseguir entregar-nos a obra a tempo de realizarmos o festival no dia 31.”

O governante acrescenta que o Executivo vai avaliar a situação junto do empreiteiro e anunciar uma nova data, que poderá ser em novembro ou na primeira semana de dezembro.

 “Ele sugere, portanto, que nós, como Governo, reflictamos sobre a mudança da data, que poderia até ser para novembro ou para a primeira semana de dezembro. Vamos comunicar aos moçambicanos, em particular ao povo do distrito.”

O governante considera que o evento representa uma oportunidade para promover os serviços turísticos, a gastronomia e a cultura locais, defendendo um maior envolvimento dos empresários e operadores turísticos na valorização do potencial de Linga-Linga.

Até ao momento, a realização do festival no dia 31 de outubro permanece condicionada à conclusão das obras, cabendo ao Governo anunciar a nova data após a avaliação conjunta com o empreiteiro.

Por: Massunda Rivaldo

  • 1176 Posts
  • 0 Comments
Blogger | creative | Copywriter | Fotografo | Aspirante de Designer | Editor no Moz Entretenimento