De 12 a 16 de Outubro, será realizada a 7ª edição do Njingiritana, o Festival Internacional da Criança, que terá lugar na cidade Maputo, concretamente na Galeria de Maputo, e no distrito de Marracuene.

Segundo o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, o Njingiritana, Festival Internacional Criança sob a direcção artística da pianista Mel Matsinhe, pretende incitar a relevância da criação e acessibilidade a conteúdos infantis apropriados no contexto moçambicano, regional e africano, sobretudo neste período após a pandemia da COVID-19. 

O nosso trabalho tem estado a ter atenção a nível do continente. Por isso, é fundamental que o mesmo tenha maior visibilidade localmente. Também é importante que cheguemos a crianças com acesso limitado às artes e cultura, por exemplo, na periferia das cidades – num exercício marcado por sinergias regionais e continentais.”, explicou Mel Matsinhe, Directora da Xiluva Artes (produtora do festival) e Directora Geral do Festival citada na fonte em alusão.

O comunicado refere ainda que 7ª edição de Njingiritana é parte de uma iniciativa virada a levar produtos artístico-culturais a crianças residentes em áreas periféricas da cidade de Maputo, parcialmente financiado pelo Sound Connects Fund, uma iniciativa da Music In, Fundação África (MIAF) e Goethe-Institut. Por sua vez, o Sound Connects Fund é possível com a contribuição financeira da União Europeia e o apoio da Organização dos Estados ACP.

Saiba mais sobre o Njingiritana 

Criado em 2016, o Njingiritana é uma plataforma desenvolvida pela Escola Xiluva Artes para promover a educação artística através de performances, debates, oficinas infantis e muito mais.

Desde a sua criação, o festival tem-se centrado na promoção da apresentação de conteúdos artísticos apropriados para crianças, contribuindo assim para o acesso de crianças a produtos artísticos feitos especialmente para elas.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *