Gastronomia moçambicana: Conheça alguns pratos típicos moçambicanos

Gastronomia moçambicana: Conheça alguns pratos típicos moçambicanos

- in Culinária, Curiosidades

Gastronomia moçambicanaQuem visita Moçambique fica apaixonado pela cultura, pelas paisagens e pela rica gastronomia.

Na gastronomia moçambicana há vários tipos de pratos típicos que conquistam milhares de paladares de pessoas que vivem no país e as que visitam.

Neste artigo, a Moz Entretenimento traz uma lista de alguns pratos típicos moçambicanos, que toda a gente deve conhecer e provar. 

Se vive em Moçambique, de certeza que conhece pelo menos um prato típico nacional e, se e estrangeiro, é um prazer apresentar-lhe um pouco o menu da gastronomia moçambicana.

Acompanhe a seguir:

Matapa ou Matapinha

Matapa é, em Moçambique, o prato feito com a folha da mandioca pilada, cozinhada num molho à base de amendoim pilado e leite-de-coco e temperado com um marisco, que pode ser camarão (fresco ou seco) ou caranguejo. 

Normalmente é servido com xima (farinha de milho cozida) ou arroz branco, as folhas de mandioca, de preferência as mais novas, são piladas juntamente com alho e piri-piri até fazer um creme que põe a cozer (sem água); quando o creme estiver quase seco, junta-se tomate e cebola cortados em pedaços e o marisco e deixa-se ferver até misturar bem os sabores. 

Finalmente, acrescenta-se o leite de coco e de amendoim e deixa-se levantar fervura, mexendo sempre; depois, deixa-se apurar em lume brando.

Este é um tipo de cozinhado que se pode encontrar praticamente em toda a África subsariana, utilizando também ingredientes de outros lugares de fora da África como o quiabo ou a cacana, ou as folhas de alimentos importados de outras culturas; assim como a mandioca.

Xiguinha

Xiguinha é um prato originário do sul de Moçambique, típico da província de Inhambane. Do seu substantivo masculino, a palavra Xiguinha tem origem ronga.

Esse prato surgiu no século XIX, num contexto onde a fome assolava as famílias moçambicanas, como forma de diversificar o preparo da mandioca e assim melhorar os hábitos alimentares. É um prato tradicional, frequentemente feito na cerimónia de casamento, sendo o amendoim um condimento muito importante. Xiguinha é preparado a partir de tubérculos de mandioca e folhas de cacana, feijão nhemba e fruta de cacana (“Tihaka” em ronga).

Cacana

Este é um prato típico da região Sul de Moçambique, feito à base de folhas de mormodica balsamina, nome científico da famosa cacana, temperadas com leite de amendoim e de coco, e não falta na ementa dos restaurantes e hotéis mocambicanos.

Caril de Amendoim 

O caril de amendoim faz parte da lista dos pratos típicos de Moçambique, pois é daqueles pratos que até quem é cheio de frescura na hora de comer, come e repete, pelo menos é assim aqui em Moçambique. 

Para além de ser uma receita demorada, o caril de amendoim pode ser difícil de acertar na primeira tentativa, mas problemas mesmo vão ter aqueles que não têm acesso ao amendoim pilado.

A maioria dos mercados populares e alguns supermercados espertos já vendem amendoim pilado aqui em Moçambique. Mas que moçambicana é essa que não gosta de pilar pah? Em qualquer parte do país o pilar é sagrado.

Badjia

A badjia é um pastel produzido com farinha de feijão nhemba, e adquire a sua identidade única graças ao modo de preparo e ingredientes trazidos de outras geografias. São muito comuns no matabicho dos moçambicanos e nos lanches, principalmente de estudantes das escolas.

Devido à forte influência árabe em Moçambique, mais concretamente no Centro e Norte do país, parte da gastronomia foi adaptada, onde passaram a ser incluídas especiarias e alguns pratos típicos.

Tocassado

Tocassado é uma receita de peixe com tomate e cebola, mas o cozinheiro pode, ainda, juntar mangas secas ou folhas de embondeiro.

Nkhungo

Nkhungo é feito com insetos e é mais popular junto ao lago do Niassa. São misturados com coco, óleo e caril. Podem também ser fumados.

Peixe com Xima

O peixe pode ser grelhado, frito, assado ou guisado e também pode ser acompanhado de qualquer tipo de verdura. É uma receita muito usada na província de Maputo.

Guisado de caranguejo

Este marisco é  preparado com legumes e vegetais. A receita é muito típica na zona Sul de Moçambique.

Peixe grelhado

Feito com qualquer tipo de peixe. Pode ir com batatas, saladas ou mesmo arroz.

Mucapata

É preparada com arroz, coco e feijão . É uma receita típica da província da Zambézia.

Frango Cafrial ou a Zambeziana

O preparo é simples e fácil e não há muito mistério, mas mesmo assim é a receita de frango mais famosa do país e também fora.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *