Sobre

Estatuto Editorial

Natureza

Moz Entretenimento é um órgão digital de comunicação social e educação cultural dedicado à difusão pública de conteúdos e imagens da área cultural, concretamente música, dança, teatro, cinema, literatura, moda e culinária, com qualidade e rigor informativo e ético.

É um órgão independente, de âmbito nacional e propriedade da sociedade Moz Entretenimento Mídia, Lda, com sede no Posto Administrativo da Machava, Avenida das Indústrias nr. 19, Cidade da Matola, província de Maputo, registada na Conservatória de Entidades Legais sob o nr. 101546853.

Área de Trabalho

Moz Entretenimento faz serviços de comunicação social especializados na cultura. Moz Entretenimento trabalha também na produção e publicação de documentários nas áreas de música, dança, teatro, cinema, literatura, moda e culinária.

Arbitragem

A informação produzida será julgada e mandada difundir pelo director do Moz Entretenimento ou seus editores. Os documentários de especialidade, por exemplo científica e tecnológica, serão submetidos à verificação de um mínimo de 2 especialistas, membros ou não do Conselho Editorial, que poderão fazer sugestões de alteração do respectivo conteúdo. A decisão final de publicação das produções compete ao director e seus editores.

Organização editorial

Moz Entretenimento é dirigido por um/a Director/a. A componente de especialidade é dirigida por este, Conselho de Redacção e Conselho Editorial.

O Director do Moz Entretenimento é indicado pelo Conselho de Administração da sociedade Moz Entretenimento Mídia, Lda, dentre os seus membros ou individualidades da sociedade de provada idoneidade, independência e competência técnica e cientifica.

A função do Director é a de superintender as produções e difusões de informação e conteúdos, nas suas diferentes fases, bem como gerir e administrar a Moz Entretenimento.

O Conselho de Redacção é constituído por todos os jornalistas e produtores de conteúdos em exercício na Moz Entretenimento, divididos ou não em áreas temáticas. Este Conselho tem como funções:

  • Assessorar o Director;
  • Definir as orientações informativas e científicas do órgão;
  • Definir padrões de qualidade;
  • Decidir sobre a publicação de peças, conteúdos e números temáticos;
  • Determinar as regras de arbitragem;
  • Aprovar as normas redactoriais;
  • Aprovar as formas gráficas e visuais das edições;
  • Aprovar ou rever o presente Estatuto Editorial;
  • Pronunciar-se sobre assuntos que lhe sejam submetidos pelo Director;
  • Indicar os membros do Conselho Editorial e definir formas da sua rotação trienal.

O Conselho de Redacção reúne-se regularmente, presencialmente ou virtualmente, para decidir sobre a publicação de peças, conteúdos e números temáticos periódicos, ou sempre que for convocado pelo Director.

O Conselho Editorial é um órgão consultivo das temáticas de especialidade e documentários. O Conselho é renovado trienalmente e é constituído por académicos, investigadores da área de cultura e artistas das áreas de música, dança, teatro, cinema, literatura, moda e culinária, bem como por outros convidados, nacionais e/ou estrangeiros que trabalham em educação e cultura. A sua função principal é a de fazer a arbitragem de documentários de especialidade apresentados para publicação.

Fundamentos Editoriais

Moz Entretenimento valoriza e promove os direitos humanos, a liberdade de opinião e a liberdade de criação cultural, científica e tecnológica.

Moz Entretenimento respeita a deontologia e ética profissionais da comunicação social e jornalismo.

Moz Entretenimento valoriza a divulgação de peças produzidas tanto em Português, assim como em línguas de origem bantu.

Moz Entretenimento valoriza e promove o pluralismo de saberes, o desenvolvimento cultural local e o intercâmbio de culturas e saberes.

Moz Entretenimento dá primazia à informação, conteúdos e documentários que respeitem as epistemologias locais de conhecimento e saber.

Moz Entretenimento distinguir-se-á pelo rigor, tolerância, respeito pela lei e justiça sociais, bem como pela crítica a quaisquer práticas etnocêntricas, discriminatórias, racistas, coloniais ou que promovam desigualdades e exclusão sociais e pobreza sociocultural.

Moz Entretenimento distingue informação de opinião. Entretanto, reserva-se o direito de analisar, interpretar e emitir opinião sobre quaisquer factos ou acontecimentos do seu domínio.

Toda a produção do Moz Entretenimento será regida por princípios académicos, científicos e jornalísticos contemporâneos.

Informação Técnica de base

Nr de Registo: 74/GABINFO/DEPC/2021

Director: Ernesto Tomás Mabjaia

Periodicidade: Diária (24/24horas)

Domicílio: Posto Administrativo da Machava, Avenida das Indústria nr. 19, Matola – Maputo

Tels: 848105916 / 848672940