Lançado Songbook em homenagem a Chico António

Foi lançado no dia 6 de março, na X-Hub Incubadora Criativa, em Maputo, um songbook dedicado ao icónico músico moçambicano Chico António. A iniciativa faz parte do projecto Marimba, desenvolvido pela Khuzula Editora com apoio do PROCULTURA, acção financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P., em parceria com a TP50.
Segundo a Khuzula, este é o segundo volume da colecção, que tem como objectivo documentar e preservar a diversidade musical moçambicana, incentivando músicos profissionais e amadores a explorarem e reinterpretam as obras de grandes compositores do país. O primeiro volume da série foi dedicado a Fany Mpfumo. Agora, a nova edição reúne 20 músicas de Chico António, incluindo letras, cifras e partituras, permitindo que sua obra seja perpetuada e reinterpretada pelas novas gerações.
Chico António, natural de Magude, província de Maputo, nasceu a 13 de maio de 1958 e faleceu em janeiro de 2024, no Hospital Central de Maputo, vítima de doença. Considerado um dos maiores compositores de Moçambique, deixou sucessos atemporais, tais como “Baila Maria”, “Antlissa Maria” e “Wodza”, que continuam a ecoar na cultura musical moçambicana.
Mais do que uma homenagem, este songbook representa uma importante contribuição para a valorização da música moçambicana, garantindo que o legado de Chico António continue vivo e acessível para futuras gerações.











