Conheça os vencedores do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2021/2022

Na segunda-feira (18), a Fundação Fernando Leite Couto e o Moza Banco anunciaram os vencedores do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2021/2022, que é dedicado à prosa (romance, novela, conto e crónicas).
Os vencedores são os escritores Maya Ângela Macuácua, autora de um romance intitulado “Diamantes pretos em meio a cristais”, e Geremias José Mendoso, com o livro de contos “Quando os mochos piam”.
O júri, constituído por Conceição Siopa, Conceição Ciueia, Albino Macuácua e José dos Remédios sob liderança do escritor Francisco Noa, decidiu atribuir o prémio aos escritores supracitados porque “além de terem cumprido com os critérios definidos, o romance “Diamantes pretos em meio a cristais” apresenta uma perspectiva inovadora pela forma como distribui às historias em dimensões temporais e espaciais distintas, com personagens diferentes, mas com um denominador comum que tem a ver com o sofrimento humano. Em relação ao conto “Quando os mochos piam”, prevalece um forte tom irónico, fazendo as histórias oscilarem entre o trágico e o hilariante, com acentuada inspiração na tradição oral e nos eventos do quotidiano”, disse o presidente do júri, Francisco Noa, citado pela Carta de Moçambique.
Os grandes vencedores do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2021/2022 receberam uma premiação em valores monetários, oferecidos pelo Moza Banco, que patrocina igualmente a impressão das obras submetidas no concurso.











