Os 5 jogadores de futebol mais caros de Moçambique

Os 5 jogadores de futebol mais caros de Moçambique

Moçambique também tem suas celebridades no cenário futebolístico internacional. Jogadores de sucesso que brilham dentro e fora da fronteira moçambicana e, além disso, fazem parte da elite mundial do futebol, razão pela qual são os mais pagos desta nação africana.

Trata-se de moçambicanos com grande protagonismo nos grandes torneios continentais por suas extraordinárias habilidades com a bola. Todos eles formaram-se e evoluíram dentro do futebol que se pratica em Moçambique, integrando em seus primórdios no Moçambola, a liga moçambicana de futebol, organizada pela Federação Moçambicana de Futebol (um evento desportivo para apostar em Betway Moçambique, marca de apostas desportivas reconhecida).

5. Clésio Bauque

Este futebolista nascido na capital de Moçambique, joga no clube Zira FK e também defende a bandeira nacional com a selecção de Moçambique. Clésio Bauque é um jogador aguerrido com valor de mercado actual de 300.000 euros.

Clésio ingressou nas fileiras do Ferroviário, sua valiosa actuação no Moçambola o levou a converter-se no máximo goleador da liga. Em 2013 aterra no clube português Benfica para seguir o legado de Eusébio, marcou dois golos num total de nove jogos com a Sub-19.

Um ano mais tarde, joga na condição de cedido com o clube norte-americano Harrisburg City Islanders, equipa com a qual consegue marcar cinco golos em 20 aparições. No seu retorno com o Benfica B na temporada 2015-16 marca seu primeiro golo em casa com uma histórica jogada de regate contra o Vitória. Em 2016, mudou-se para o clube grego, Panetolikos, com um contrato válido por 3 anos. Como atacante dos gregos, conseguiu realizar dois golos para depois assinar com a equipa Gabala na temporada 2019-20. Actualmente, milita na equipa Zira com 3 acertos na rede em 10 aparições.

4. Edmilson Dove

Edmilson joga tanto na posição defensiva como na de centro-campista dentro do clube Cape Town City da África do Sul, e é um dos grandes futebolistas da selecção absoluta de Moçambique.

É cotado no mercado de jogadores, actualmente, a um custo de 500.000 euros.
Dove empreendeu sua carreira desde muito jovem com várias equipas da cidade de Tavene. Em 2015 chegou ao Ferroviário de Maputo para começar a sua vida como futebolista profissional. Um ano após a sua chegada à equipa conseguiu conquistar o título do campeonato Moçambola, marcou dois golos em 36 aparições com a equipa.

O Cape Town City Club acorda seus serviços em 2017 com o objetivo de reforçar o sistema defensivo do clube, e um ano depois é coroado campeão na Copa Sul-Americana MTN8. Com a selecção nacional de Moçambique ficou vice-campeão na Copa COSAFA 2015 em uma dramática final contra a Namíbia.

3. Simão Mate

Simão Junior actua como centro-campista defensivo no clube Vegalta Sensai do Japão. O seu preço no mercado ascende a 700.000 euros por temporada.
Mate juntou-se às fileiras do Ferroviário de Maputo em 2003, clube com o qual obteve grandes vitórias como a Copa de Moçambique e o troféu da Liga em 2005. Dois anos mais tarde assina um compromisso oficial para jogar cinco campanhas com a equipa Panathinaikos. Na equipa grega expôs sua grande capacidade goleadora e defensiva.

Em 2012 recebe contrato do clube chinês Shandong Luneng nas operações de transferência de verão.  Seu tempo no clube foi breve, e em 2013 entra no Levante UD da Espanha com uma actuação destacada em 213 partidas na liga espanhola.

2. Edson Mexer

Mexer é um dos defesas centrais do Girondins de Bordeaux da Ligue 1 e também faz parte da selecção nacional de Moçambique. Mexer assinou com a equipa até 2023 e seu valor de mercado atinge os 2.000.000 de euros. Como defesa caracteriza-se por apresentar um dinâmico jogo de cabeça e grandes saltos idealizados para debilitar os oponentes graças à sua estatura de 1.88 metros.

É um especialista em recuperação da bola a alta velocidade, agressivo no campo e de grande resistência física. Jogou em diversos clubes como o Desportivo Maputo de Moçambique, as equipas portuguesas Sporting de Lisboa, Olhanense, Nacional e os elencos da França, Stade Rennes e Girondins de Bordeaux. Com o Stade Rennes foi campeão na Copa da França em 2019.

  • Reinildo Mandava 

O jogador mais bem pago de Moçambique é Reinildo Mandava, lateral esquerdo do Lille O.S.C da Liga 1 francesa. Como os jogadores de futebol anteriores, Reinildo também pertence à selecção de futebol de Moçambique. Mandava está estipulado num preço de 3 milhões de euros.

Com o Ferroviário da Beira conseguiu ganhar duas Copas de Moçambique em duas temporadas consecutivas. Ingressou nas fileiras de diversos clubes importantes da Europa: o Benfica, Fafe, Sporting da Covilhã, Belenenses de Portugal e o Lille de França com contrato vigente até 2022.

Estes são os 5 jogadores moçambicanos mais valiosos, entre na Betway para apostar na Moçambola e outros eventos locais com projeção internacional.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *