Festival de Timbila (M’saho) volta depois 02 anos de interrupção

Festival de Timbila (M’saho) volta depois 02 anos de interrupção

- in Notícias

Teve lugar na tarde do dia, 17, na vila de Quissico, distrito de Zavala, a XVII edição do festival de Timbila, vulgo M’saho, este que é realizado pela 1a vez no modelo de terciarização, numa parceria entre o Conselho Executivo da Província de Inhambane e a empresa Top Produções.

Na ocasião, o Governador da província, Daniel Chapo, enalteceu o papel do músico e compositor Jimmy Dludlu, na divulgação do festival além fronteiras, na qualidade de embaixador do mesmo.

“A timbila é património oral e imaterial da humanidade, declarada pela Unesco, é importante elevarmos o nível de qualidade deste festival e é nosso desafio, fazer dele um grande festival internacional”, afirmou o governante.

Segundo a publicação feita nas redes sociais do MICULTUR, o director da DPCTI, Emídio Nhantumbo, apelou aos presentes a pautarem pelo civismo durante o festival, de modo a se fazer do M’saho, uma verdadeira festa.

De referir que vários grupos de timbila e ngalanga actuaram neste festival e o momento mais alto foi marcado pela actuação M’kwayo (orquestra formada por 30 elementos de diferentes grupos), do Timbila Muzimba e Timbila Groove, estes últimos, acompanhados pelo embaixador Jimmy Dludlu.

Facebook Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *