“Era rapper e comecei a filmar para o meu grupo…assim não precisavámos pagar um video maker” – Bill Boy
O renomado video maker Bill Boy participou, recentemente, no podcast Vinyl Podcast, apresentado pelo João da Diamantina, onde falou sobre a sua carreira e partilhou a sua visão sobre a indústria de vídeo em Moçambique.
Na ocasião, Bill Boy contou que entrou no mundo artístico como rapper e, a dado momento, sentiu que o seu grupo precisava de vídeos para as suas músicas e comprou uma câmera para que fosse ele mesmo a gravar, evitando custos. Depois de produzir alguns vídeos para o seu grupo, começaram a surgir convites para trabalhar com outros artistas, sendo que os primeiros que tiveram a assinatura do Bill Boy num trabalho audiovisual foram os kuduristas Xuxuta Xuta e Puto Espuma, em 2013.
Depois do vídeo do Xuxuta Xuta e Puto Espuma, Bill continuou a trabalhar, mas o grande salto da sua carreira aconteceu quando conheceu Ziqo e começou a gravar os seus vídeos, a partir de 2016. Depois disso, vieram outros artistas renomados, tais como Bander, Mr. Bow, Dygo Boy e Ellputo.
Ao longo do podcast, Bill Boy disse que a indústria do vídeo moçambicano está a desenvolver e pouco a pouco poderá estar num bom nível no futuro, tendo deixado algumas dicas para novos video makers que estão a surgir. Para além disso, partilhou a lista de alguns trabalhos que lhe enchem de orgulho.
Veja a seguir o podcast na íntegra











