Stewart Sukuma vence Prémio Sophia 2026 com música do filme “ O Ancoradouro do Tempo”

O músico moçambicano Stewart Sukuma conquistou o Prémio Sophia 2026 na categoria de “Melhor Canção Original”, com a música criada para o filme “O Ancoradouro do Tempo“.

A distinção representa mais um reconhecimento internacional da música e da cultura moçambicana, pois destaca o trabalho artístico desenvolvido no âmbito da produção cinematográfica inspirada na obra e no universo literário de Mia Couto.

Nas suas redes sociais, Stewart Sukuma partilhou uma mensagem emotiva, afirmando que o prémio possui um significado especial não apenas para si, mas para todos os artistas que criam longe dos grandes centros culturais e frequentemente sem visibilidade.

É difícil explicar o que significa para alguém que vem de um lugar tantas vezes invisível ver a sua arte chegar aqui”, escreveu o músico e aproveitou a ocasião para felicitar os colegas nomeados, com destaque para Remna Schwarz.

O músico agradeceu ainda às intérpretes Belita e Domingas, porque ambas deram “alma e verdade” à musica através de interpretações que considerou inesquecíveis.

Na mesma publicação, Stewart Sukuma deixou palavras de reconhecimento ao realizador Sol Carvalho, ao escritor Mia Couto, bem como ao músico Shico Fortuna, a Nando Morte e a toda a equipa técnica e artística envolvida na produção do projecto.

Sinto que este prémio vai muito além de mim. Ele pertence também a todos os artistas que continuam a criar longe dos grandes centros, muitas vezes sem espaço, sem estrutura e sem visibilidade; os invisíveis. Hoje, a nossa música foi ouvida. E isso ninguém nos tira”, escreveu.

O Prémio Sophia é uma das mais importantes distinções do cinema em língua portuguesa, reconhecendo produções e profissionais que se destacam pela excelência artística e técnica.

  • 5404 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.