Ministra da Educação e Cultura esclarece polémica dos 3 turnos nas escolas secundárias

A Ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, esclareceu esta terça-feira (17/02) que apenas 4% das escolas secundárias do país irão funcionar em regime de três turnos no ano lectivo de 2026, contrariando a ideia que circula nas redes sociais de que a medida seria aplicada de forma generalizada.

Segundo dados apresentados pelo Ministério da Educação, das 2.819 escolas básicas e secundárias do segundo ciclo existentes no país, apenas 159 adoptarão o modelo de três turnos. A medida surge após a retirada de alunos dos 13 aos 17 anos do curso nocturno, o que gerou preocupações e debates entre encarregados de educação e internautas.

As escolas abrangidas concentram-se maioritariamente nas províncias de Maputo, com 81 estabelecimentos, e Cabo Delgado, com 56, sendo que nesta última a situação está ligada à pressão provocada pelo acolhimento de deslocados devido ao terrorismo.

A governante garantiu ainda que, nas escolas que funcionarão em três turnos, a redução do tempo lectivo de 45 para 40 minutos será acompanhada de estratégias para assegurar a qualidade do ensino. O ano lectivo de 2026 será oficialmente aberto a 27 de Fevereiro, com o início das aulas marcado para 02 de Março.

  • 5164 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.