KU EMBA transforma sons ancestrais em criação contemporânea no CCFM

O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) acolhe, na sexta-feira, 20 de Fevereiro, às 20h00, na Sala Grande, o concerto KU EMBA – Ecos do Oceano Índico, uma residência artística que propõe a fusão entre tradição e inovação na música moçambicana.

Inspirado no conceito kuebelela, palavra da língua Chope que significa “cantar” ou “entoar”, o projecto assume-se como um eco do Oceano Índico, atravessando fronteiras e conectando tempos e territórios por meio da música.

A iniciativa é liderada por Matchume Zango, reconhecido como um dos principais guardiões da tradição musical Chope. O projecto reúne ainda as vozes femininas da artista suíça Sylvie Klijn e da cantora moçambicana Bela Zango, contando também com a participação dos músicos Nelton Miranda, Djibra Mussa e Roberto Chitsondzo Jr.

KU EMBA propõe a reinvenção dos cantos tradicionais moçambicanos através de sonoridades contemporâneas, promovendo o diálogo entre instrumentos africanos e ocidentais modernos. O resultado é uma criação que liga Moçambique ao mundo através do som, num encontro entre herança cultural e experimentação artística.

Reconhecendo a relevância cultural e social do evento, a organização convida os órgãos de comunicação social a estarem presentes para acompanhar e divulgar este momento de celebração da identidade musical moçambicana.

  • 5285 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.