Nampula: Ayton Sacur reaparece na mídia e suas declarações geram polémica

Por: Leodecio Zacarias

Passados mais de cinco anos afastado da música, Ayton Sacur, uma das figuras influentes da música moçambicana, reapareceu na mídia e as suas declarações estão a gerar debate em diversos fóruns sociais moçambicanos, ao apontar algumas figuras influentes do sector como sendo parte dos motivos do seu desaparecimento da arena musical.

O cantor e compositor natural da cidade de Nampula, que há cinco anos figurava entre os nomes mais sonantes do mercado musical nacional, havia-se afastado dos palcos em meados de 2020, sem apresentar explicações aos seus seguidores e admiradores.

O silêncio prolongado gerou diversas especulações entre fãs e agentes culturais. No entanto, neste domingo (15/02), Ayton Sacur quebrou o silêncio ao participar do Norte Podcast, onde abordou, pela primeira vez, as razões do seu afastamento do cenário artístico.

Durante a entrevista, o músico afirmou que a sua decisão foi motivada por vários factores, tanto profissionais quanto pessoais. Entre eles, destacou a desvalorização do seu trabalho por parte de alguns órgãos de comunicação social e figuras influentes da música moçambicana.

Entre os episódios mencionados, Ayton Sacur falou da falta de apoio para a materialização de um projecto discográfico e das dificuldades enfrentadas na tentativa de obter espaço em programas televisivos de grande visibilidade nacional.

Em 2019, ganhei o prémio de Melhor Cantor da Zona Norte. Com a consagração, pensei que seria reconhecido, respeitado ou que teria facilidades na progressão da minha carreira musical. Pelo contrário, o tratamento que eu recebia das pessoas que deveriam consolidá-la não correspondia às minhas expectativas. São muitos episódios, mas vou resumir só para terem noção: primeiro, a mídia nacional fingia que eu não existia; segundo, eu tinha um projecto traçado para o lançamento do meu álbum, pedi uma pequena ajuda ao Faial António e não recebi; terceiro, procurei oportunidade de desfilar o meu talento no programa Moçambique em Concerto e não me abriram as portas. Todas essas coisas foram-me desmoralizando, porque eu sentia que o tratamento que recebia não correspondia ao meu auge ou nível de trabalho”, referiu.

O artista apontou ainda um desentendimento com o produtor Dayton Beatz como outro factor directo para a sua saída da indústria musical. Segundo Ayton Sacur, o conflito agravou-se e resultou na perda do seu projecto discográfico.

Tive problemas com o Dayton. A situação agravou-se e ele desapareceu com algumas faixas fundamentais que integravam o meu álbum. Aquilo abalou-me psicologicamente e contribuiu para que eu retrocedesse na minha caminhada musical”, revelou.

Além das divergências no campo musical, Ayton Sacur mencionou problemas familiares e complicações de saúde como outros factores que influenciaram o seu afastamento dos palcos da música moçambicana.

As declarações feitas na entrevista promovida pelo Norte Podcast, um dos maiores programas ligados à promoção de artistas naquela região de Moçambique, reacenderam discussões sobre o funcionamento da indústria musical no país. Contudo, o regresso de Ayton Sacur, já anunciado ao público, está a ser recebido com reacções positivas e motivação, aguardando-se agora projectos que caracterizem a sua identidade centrada na promoção e desenvolvimento da música moçambicana.

  • 5160 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.