Isabel Novella lança “Karingana”, inspirada na tradição oral africana
A cantora moçambicana Isabel Novella lança novo single “Karingana”, e pretende valorizar a tradição africana da oralidade, a transmissão de valores e ensinamentos de geração em geração.
O single fica disponível, hoje, segunda-feira 26 de Janeiro, em todas as plataformas digitais, seguido pela estreia do videoclipe oficial a 5 de fevereiro.
Este single, diz a cantora, “inspira-se na expressão tradicional “Karingana ua Karingana”, que anuncia o início de uma história, normalmente à volta da fogueira”. Ela recorda que “antes da escrita, era a voz que guardava a memória coletiva. Era através da escuta que se formavam identidades e se transmitiam valores como o respeito, a pertença e o humanismo”.
Com uma sonoridade envolvente, intimista e orgânica, Karingana cruza elementos da tradição africana com uma linguagem contemporânea de influência jazzística. “Não é apenas uma canção”, sublinha a cantora. “É um convite à escuta, à reconexão com as raízes e com o poder da palavra.”
A produção do single assim como de todo o álbum que se seguirá está a cargo de Isildo Novela, músico e produtor, numa colaboração artística próxima e orgânica. “O Isildo é meu irmão, e isso torna o processo muito honesto. A identidade sonora constrói-se num diálogo constante entre nós”, partilha Isabel.

Gravado entre Portugal e Dinamarca, Karingana marca o início de uma nova fase artística da cantora, mais introspectiva, ligada à ancestralidade e lança um olhar profundo sobre as questões pertinentes no mundo. O single antecipa um novo álbum previsto para 2026.
Isabel Novella nasceu em Maputo. Cedo deixou o país, com escalas na África do Sul e Holanda. Hoje, Lisboa é a sua base. Ao longo dos anos tem desenvolvido um percurso artístico marcado pelo diálogo entre raízes africanas e uma abordagem contemporânea, lançou dois álbuns Isabel Novella (2012) e Metamorfose (2019) e apresentou o seu trabalho em diversos palcos internacionais.
A sua música combina ritmos de raiz africana numa abordagem contemporânea. As suas obras distinguem-se pela valorização da identidade moçambicana, memória e tradição oral. Usa a sua voz para a transmissão desses valores, ligando gerações.
- Foto: Bambino_photoart
- Capa: Isabel Novella
- Design: Ibrahimo Atumane










