Ngoma Moçambique pretende premiar produtores musicais nas próximas edições
O Ngoma Moçambique, considerado o maior concurso de música moçambicana, continua a afirmar-se como uma plataforma de valorização e inovação no sector cultural, alinhando-se progressivamente com as dinâmicas da globalização e com o objectivo de incluir todos os intervenientes que contribuem, directa e indirectamente, para o crescimento da música nacional.
Há cerca de uma semana, teve lugar a edição 2025 do certame, cuja 37.ª edição foi realizada no distrito de Songo, na província de Tete, reforçando a política de descentralização do evento, que tem levado as galas a diferentes pontos do país.
Ainda no âmbito desta edição, o Director Comercial e de Marketing da Rádio Moçambique, Alberto Simango, anunciou uma novidade que marcou o debate cultural nacional. Em entrevista ao espaço informativo “Café da Manhã”, do programa Jornal da Manhã, Simango revelou que, nas próximas edições, o Ngoma Moçambique passará a premiar não apenas os cantores, mas também os respectivos produtores musicais.
Segundo explicou, a decisão resulta da constatação de que, muitas vezes, o reconhecimento recai exclusivamente sobre os intérpretes, deixando à margem os produtores, que desempenham um papel fundamental na criação e no sucesso das obras musicais.
“Concluímos que, na maior parte das vezes, os cantores são os únicos a beneficiar do reconhecimento, quando existe alguém por detrás do sucesso da música — o produtor. Por isso, o Ngoma decidiu premiar o cantor e o respectivo produtor”, afirmou Alberto Simango.
Na edição de 2025, o grande destaque foi o músico Nordino Chambal, vencedor com a canção “Famba Kwatsi”, distinguida como Melhor Canção do Ano. Como prémio máximo do concurso, o artista recebeu uma viatura nova, zero quilómetros, da marca Toyota, modelo Starlet.
A inclusão dos produtores musicais no sistema de premiação representa um passo significativo no reconhecimento integral da cadeia de valor da música moçambicana, reforçando o papel do Ngoma Moçambique como impulsionador do desenvolvimento cultural e artístico do país.











