Maputo acolhe a primeira edição do Festival Cidade nas Mãos: arte, debate e transformação urbana

Entre os dias 21 e 24 de Outubro de 2025, a cidade de Maputo será palco da primeira edição do Festival Cidade nas Mãos, uma iniciativa organizada pela Catalogus e pela Embaixada da Espanha em Moçambique, que propõe uma imersão artística e cultural em torno da relação entre a cidade e as pessoas.
Sob o lema “A cidade são as pessoas. E é com arte que nos (re)conectamos”, o festival pretende transformar Maputo num espaço de diálogo, partilha e reflexão sobre a vida urbana contemporânea, reunindo artistas, escritores, académicos e gestores culturais em quatro dias de actividades que cruzam arte, literatura, música, performance, fotografia e pensamento crítico.
A programação inclui performances multidisciplinares, debates, leituras públicas, uma feira do livro e de arte, e exposições fotográficas, que convidam o público a redescobrir Maputo a partir de diferentes olhares. O festival ocupará diversos espaços culturais da capital, entre eles o Camões – Centro Cultural Português, o Instituto Guimarães Rosa, a Biblioteca Central da Universidade Pedagógica, o Ntsindya – Centro Cultural Municipal, e contará ainda com o apoio da Fundação Carlos Morgado.
Entre os nomes confirmados estão Maria Ângela Nyambihu, David Melar, Quito Tembe, Maria Chale, Ídio Chichava, Álvaro Fausto Taruma, Yassmin Forte, Jessemusse Cacinda, Lily Maxwel, Eusébio Sanjane e Letícia Deozina, que vão partilhar experiências e reflexões sobre o papel da arte como ferramenta de transformação social.
Mais do que um evento cultural, o Cidade nas Mãos propõe-se ser uma plataforma viva de expressão e inclusão, reafirmando a arte como instrumento de mobilização, humanização e reencantamento do espaço público, ao mesmo tempo que promove o debate sobre cidades mais sustentáveis, criativas e afectivas.










