Continuadores levam “Filhos do Mar” na Sala Grande do CCFM
O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) acolhe, nesta Sexta-feira, 10 de Outubro, às 20h, na Sala Grande, o concerto “Filhos do Mar”, uma apresentação do projecto “Continuadores”, criado por Ailton José Matavela e Tiago Correia-Paulo, com participação especial de Pedro da Silva Pinto.
Depois de um período de pausa, Ailton e Tiago voltam a “acordar” o seu projecto de pop nostálgico, explorando sonoridades que atravessam memórias, emoções e elementos identitários. “Filhos do Mar” surge como uma obra sensível e simbólica, que reflete sobre a ligação entre o ser humano e o oceano, espaço de travessia, dor, luz e cura.
A proposta musical resulta de uma fusão entre instrumentação contemporânea e raízes culturais moçambicanas, onde cada nota ecoa a ideia de que todos somos, de alguma forma, filhos do mar. O concerto promete um mergulho sonoro e poético, onde o público será convidado a navegar entre a introspecção e a celebração da vida.
SOBRE O ARTISTA
Ailton José Matavela (Trkz) e Tiago Correia-Paulo (A Million Things) conheceram-se numa festa no início de 2017. Uma conversa rápida deu origem à ideia de criarem música juntos. Embora não vivessem na mesma cidade, começaram a trocar ideias sonoras pela internet, desenvolvendo aos poucos alguns temas ainda em formato de esboço.
Meses depois, tiveram a oportunidade de transformar essas ideias numa performance no auditório do CCFM, intitulada “Filhos do Mar”. Para esta colaboração, escolheram o nome ‘Continuadores’, reflectindo a vontade de provocar saudosismo e nostalgia nos ouvintes.
Inspirados na noção de tempo — passado, presente e futuro — e guiados pela ideia de que cada apresentação podia contar a sua própria história, Ailton e Tiago procuram criar músicas que funcionem como narrativas, ligando-se aos ideais de promoção cultural defendidos por Samora Machel, que via na arte uma forma de continuar a revolução.






