Lisié Champier estreia filme poético e lança novo livro no âmbito do Projecto Teresinha
A escritora e produtora cultural Lisié Champier apresentou, no dia 3 de outubro de 2025, no Auditório do BCI, na cidade de Maputo, o filme “Teresinha – Uma Vida em Moçambique” e lançou o livro “É verdade Teresinha! Beijos às meninas e abraços aos homens”, ambos integrados no Projecto Teresinha.
Produzido em parceria com a produtora Bee Happy, o filme é considerado inovador por ser provavelmente o primeiro filme moçambicano em declamação de poesia. Inspirado na obra literária homónima, reúne 21 poemas declamados pela autora e conta com a participação de mais de 40 convidados, numa celebração audiovisual da identidade e das emoções moçambicanas. A produção reflete sobre as alegrias, os desafios e as contradições do país, destacando a força e resiliência da mulher moçambicana.
Já o livro “É verdade Teresinha! Beijos às meninas e abraços aos homens”, sob a chancela da Inter Escolas Editores, marca o terceiro volume da trilogia literária de Champier. A obra nasceu das experiências da autora durante a pandemia da COVID-19 e aborda temas universais como a esperança, o luto, a perda e a fé, convidando o leitor à introspecção e ao fortalecimento emocional em tempos de adversidade.
O lançamento foi um verdadeiro sucesso, com o Auditório do BCI a ficar lotado de admiradores e convidados que testemunharam este momento marcante, que foi honrado com a presença da ministra de Educação e Cultura, Samaria Tovela. A sessão contou com apresentação do livro, exibição do filme, depoimentos dos participantes e sessão de autógrafos.











