Professor brasileiro quer pesquisas sobre Rap Moçambicano para ganharem bolsas de mestrado

O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), está com inscrições abertas até o dia 29 de setembro, oferecendo bolsas de mestrado e doutoramento para estudantes estrangeiros em universidades brasileiras.

Entre as oportunidades, destaca-se a iniciativa do professor doutor Carlos Guerra Júnior, especialista em rap moçambicano, que disponibiliza quatro bolsas de mestrado vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Rondônia (Unir). O docente, que já esteve em Moçambique em duas ocasiões, enfatiza o interesse em pesquisas sobre o rap de Moçambique e Angola, embora também estejam abertas possibilidades para estudos relacionados a Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.

Segundo Guerra, os temas podem incluir análise de discurso de rappers, rap como ferramenta educacional, dinâmicas sociais do hip-hop, história e desenvolvimento do género em diferentes províncias, bem como estudos de género e etnia através da cultura hip-hop. Além disso, o programa de Comunicação da Unir, através dos professores Valmir Teixeira e Leylianne Alves, também recebe propostas de pesquisa na área de jornalismo em Moçambique.

As inscrições podem ser feitas através do site oficial da CAPES: Clique aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

  • 5173 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.