“Um Dia em Moz”: dança, poesia e música revelam retrato da vida urbana moçambicana

A Associação Cultural Converge+ e o Projecto Festival Raiz estão a organizar a performance “Um Dia em Moz”, a ter lugar no dia 26 de setembro de 2025, às 19h, na Casa Velha, na cidade de Maputo.
O espectáculo, criado pelos bailarinos Freitas Nuvunga, Simon Dance, Sucre da Conceição e Bailarte, integra o ciclo de apresentações públicas dos resultados da Formação para a Profissionalização de Bailarinos Tradicionais em Contexto Contemporâneo.
Combinando dança, poesia, música e tecnologia, “Um Dia em Moz” retrata a dinâmica da vida urbana moçambicana, explorando contrastes entre dureza e generosidade, caos e ternura. Pelo olhar de um cobrador de chapa, a obra percorre o quotidiano da cidade, expondo realidades como trabalho, fome, medo, corrupção e violência, mas também esperança, fé e sonhos que persistem.

Segundo a organização, cada gesto, som e palavra da performance contribui para construir “um mosaico de uma cidade que nunca para”, refletindo a memória coletiva e o poder da arte como património vivo.
O programa é financiado pelo Fundo Création Africa – Moçambique, da Embaixada de França em Moçambique, e conta com o apoio do Centro Cultural Franco-Moçambicano.










