Murade Murargy lança livro de memórias “Traços de uma Vida de Superação”

O diplomata moçambicano Murade Murargy, ex-embaixador e ex-secretário executivo da CPLP, lança a sua obra de memórias intitulada “Traços de uma Vida de Superação”, sob a chancela da Gala-Gala Edições. O evento terá lugar no dia 4 de setembro de 2025, às 17 horas, no Indy Village Hotel, na cidade de Maputo.
A cerimónia contará com a conceituada jornalista Anabela Adrianopoulos como mestre-de-cerimónias e a apresentação do livro será feita pelo escritor Hélder Muteia.
Composto por cerca de 25 capítulos, “Traços de uma Vida de Superação” percorre a trajetória de Murade Murargy desde a infância em Manjacaze, até à sua distinta carreira diplomática. A obra traz episódios marcantes da sua vida pessoal e profissional, como a experiência da transição do regime colonial para a independência, vivida em Lisboa, e a decisão de regressar a Moçambique para contribuir na construção de uma nação livre e próspera.
Além da dimensão autobiográfica, o livro aborda reflexões sobre a Nova Ordem Económica Internacional e partilha valores e lições de superação, com potencial inspirador para leitores de todas as idades.
De acordo com a Gala-Gala Edições, este lançamento insere-se numa colecção dedicada a memórias e testemunhos de vida, reafirmando o compromisso da editora em preservar e divulgar histórias que marcam a identidade e o percurso de Moçambique.
Sobre o Murade Murargy
Nascido em 10 de maio de 1946, em Manjacaze, Gaza, Murade Murargy licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e integrou o Ministério dos Negócios Estrangeiros após a independência de Moçambique. Foi embaixador em diversos países, incluindo França, Alemanha, Suíça e Brasil, e exerceu funções de grande relevo como Secretário-Geral e Chefe da Casa Civil da Presidência da República (1995–2005) e Secretário Executivo da CPLP (2012–2017). Actualmente, é Conselheiro Diplomático do Presidente da Guiné Equatorial.








