Daniel Chapo destaca importância da exposição “Memórias, Trajectórias e Futuros” na FACIM 2025

Fotojornalista Féling Capela com Daniel Chapo. Foto: RM

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, inaugurou, esta segunda-feira, 25 de agosto, no Pavilhão do Sector Empresarial do Estado (SEE), a exposição “Memórias, Trajectórias e Futuros”, integrada na 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM). A curadoria é da responsabilidade do fotojornalista Féling Capela.

De acordo com a Rádio Moçambique, a mostra reúne cerca de 160 fotografias em formato A3, maioritariamente a preto e branco, que ilustram a história e os principais marcos institucionais de 26 empresas que compõem o Sector Empresarial do Estado.

O Chefe de Estado enalteceu o trabalho do curador, sublinhando a relevância da iniciativa para a preservação da memória colectiva e para a valorização do percurso empresarial nacional.

Féling Capela, por sua vez, destacou que o Pavilhão do SEE pode vir a ser considerado um dos mais emblemáticos da edição deste ano, pelo diálogo que promove entre passado e presente: “Olhem, o passado analógico e o presente tecnológico no mesmo espaço. Que boa atmosfera.”

Aberta ao público durante todo o período da FACIM, a exposição assinala também o jubileu de diamante da feira, constituindo-se como uma verdadeira viagem no tempo, capaz de inspirar novas gerações.

Além deste projecto, Capela é igualmente curador da exposição fotográfica permanente no edifício-sede do Jornal Notícias, dedicada ao centenário daquela instituição, que se celebrará no próximo ano. Com este percurso, o fotojornalista reforça o seu compromisso de contar e partilhar a história dos moçambicanos com o mundo.

 

  • 5081 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.