Performance “Prematuro” marca início das apresentações públicas do Festival Raiz
A Associação Cultural Converge+ e o Projecto Festival Raiz lançam, no dia 7 de Agosto de 2025, às 18h, no Espaço Projecto Utopia Mafalala, em Maputo, a performance “Prematuro”, protagonizada pelos bailarinos Martina Schiattarella, Malton Dos Banto e Diogo Igor Amaral.
Esta apresentação marca o início das exibições públicas dos resultados da Formação para a Profissionalização de Bailarinos Tradicionais em Contexto Contemporâneo, que decorreu entre 2 e 27 de Junho de 2025. O módulo teórico foi realizado na Casa Velha e o módulo prático no próprio Espaço Utopia Mafalala.
Com o título “Prematuro”, a performance mergulha numa realidade sensível e urgente: num país onde ser menina é, muitas vezes, sinónimo de uma infância roubada, esta obra denuncia a dor de quem foi moldada como objeto, silenciada pela pobreza e forçada a trilhar um destino imposto.
O projecto é financiado pelo Fundo Création Africa- Moçambique, da Embaixada de França em Moçambique, e é implementado pela Associação Cultural Converge+ e pelo Festival Raiz, com o apoio do Centro Cultural Franco-Moçambicano.










