Maputo prepara-se para receber a KINANI Bianual 2025 com dança, inovação e formação
Está oficialmente lançada a 11.ª edição da KINANI Bianual, Plataforma Internacional de Dança Contemporânea, que terá lugar entre os dias 24 e 30 de Novembro de 2025, na cidade de Maputo, transformando a capital moçambicana num verdadeiro palco global de dança e expressão artística. O anúncio foi feito pela Yodine Produções Técnicas durante uma conferência de imprensa realizada esta quarta-feira, 16 de Julho, na Associação Cultural Casa Velha.
Criada em 2005, a Bienal KINANI consolidou-se como uma das principais plataformas de dança contemporânea do continente africano, reunindo artistas, coreógrafos e profissionais da dança de várias partes do mundo. O evento é conhecido pela inovação e consistência, e procura, ano após ano, mobilizar um público cada vez mais diversificado, apostando na criatividade como ferramenta de transformação.

A grande novidade para esta edição é a integração do programa de formação intensiva Muganguenidance, que ocorrerá em paralelo ao festival. A iniciativa permitirá a partilha de experiências entre projectos e artistas de ambos os programas, promovendo um verdadeiro intercâmbio artístico e fortalecendo a comunidade da dança contemporânea nacional e internacional.
O Kinani 2025 reafirma o compromisso com a expansão do acesso à arte e ao movimento como linguagem universal, promovendo não apenas espectáculos, mas também interferências performativas, formações, residências e debates culturais ao longo da semana do festival.







