Prémios Mozal Artes e Cultura 2025: Últimos dias para candidaturas
Encerram esta semana, na sexta-feira, 11 de Julho, as candidaturas aos Prémios Mozal Artes e Cultura 2025, uma iniciativa conjunta da Kulungwana- Associação para o Desenvolvimento Cultural e da Mozal, que visa valorizar e apoiar jovens talentos nas artes moçambicanas.
O concurso, que inicialmente terminava a 30 de Junho, estendeu o prazo de inscrição e continua a aceitar candidaturas digitais através do site oficial da Kulungwana. Os prémios destinam-se a artistas entre os 18 e os 40 anos que se destaquem nas áreas de Artes Visuais, Cinema e Audiovisuais, Dança, Fotografia, Teatro, Design de Moda e Música.
Cada vencedor irá receber 120 mil meticais, além de visibilidade nacional e internacional para o seu trabalho. Desde a sua criação em 2018, os prémios já nomearam 70 artistas e distinguiram 25 vencedores, atribuindo no total cerca de três milhões de meticais.
Numa tentativa de descentralizar a participação, a coordenadora dos prémios, Sara Machado, esteve em Nampula e na Ilha de Moçambique para sensibilizar artistas locais sobre o processo de candidatura. “Queremos ver mais talentos das províncias. A hegemonia de Maputo entre os vencedores não é porque privilegia a capital, mas porque há escassez de candidaturas provenientes de outras regiões”, afirmou Sara Machado.

Durante os encontros, foram esclarecidas dúvidas sobre requisitos técnicos, especialmente nas categorias de artes performativas, onde podem ser necessárias autorizações de uso de obras de terceiros.
Todos os candidatos devem ter em atenção que o material submetido será avaliado com base em trabalhos produzidos nos últimos 18 meses.
Para mais informações ou para submeter a candidatura, os interessados devem visitar o site oficial da Kulungwana.











