2.º Fórum Cultural e Criativo debate futuro sustentável das indústrias criativas em Moçambique

Decorreu, nos dias 30 de Junho e 1 de Julho de 2025, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, na cidade de Maputo, a segunda edição do Fórum Cultural e Criativo, uma iniciativa promovida no âmbito do projecto CULTIV’ARTE, financiado pela União Europeia e implementado pela Expertise France, em colaboração com o Ministério da Educação e Cultura.

O evento juntou dezenas de agentes culturais, especialistas, empreendedores e instituições nacionais e internacionais para debater caminhos de profissionalização das Indústrias Culturais e Criativas (ICCs).

A edição deste ano centrou-se nos modelos de financiamento, na mobilização de recursos e na criação de condições estruturais que permitam o crescimento sustentável do sector. Foram discutidas estratégias para apresentação eficaz de projectos a patrocinadores, redacção de candidaturas a fundos e mapeamento de recursos técnicos e humanos, fundamentais para o desenvolvimento económico e artístico do país.

Com um programa composto por masterclasses, formações práticas e painéis temáticos, o fórum proporcionou um espaço de partilha e capacitação, dando voz a produtores culturais, consultores, fundações e representantes de instituições financeiras. A diversidade dos participantes permitiu uma troca rica de experiências e o fortalecimento de redes colaborativas dentro e fora de Moçambique.

Para além do seu papel formativo, o Fórum reforçou o reconhecimento das ICCs como motores do desenvolvimento económico, social e identitário, contribuindo para a sua valorização institucional. A participação foi gratuita e inseriu-se nos objectivos estratégicos do CULTIV’ARTE, que pretende consolidar o ecossistema cultural moçambicano com maior autonomia, profissionalismo e visibilidade internacional.

  • 5081 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.