Roberto André Dove é o novo Director-Geral do INICC
Foi empossado, nesta quarta-feira, 2 de Julho, na cidade de Maputo, Roberto André Dove, como novo Director-Geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC, IP). A cerimónia foi presidida pela Primeira-Ministra, Maria Benvinda Delfina Levi, que destacou o papel das Indústrias Culturais e Criativas (ICCs) como sector promissor da economia nacional e motor de valorização da identidade e talento artístico-empresarial.
A Primeira-Ministra exortou o novo dirigente a fomentar projectos culturais, promover o empreendedorismo criativo, mapear o potencial artístico-cultural do país e fortalecer o diálogo com os sectores criativos, incentivando também uma coordenação estratégica com entidades públicas e privadas.
Roberto Dove já integrava o INICC como Director da Divisão de Estudos, Planificação e Desenvolvimento Institucional desde 2021, e anteriormente liderou a Direcção Nacional das Indústrias Culturais e Criativas no extinto MICULTUR. A cerimónia contou com a presença de membros do governo e dirigentes de instituições nacionais do sector da educação e cultura.
Dove substitui Matilde Muocha, que ocupou o cargo desde 2022 e que, no início deste ano, foi nomeada Secretária de Estado das Artes e Cultura.











