Lizha James e Belmiro Quive lideram novo capítulo das Indústrias Culturais na CTA
A cantora moçambicana Lizha James e o empresário Belmiro Quive, CEO da BDQ Holdings, assumiram oficialmente, na quarta-feira, 05 de Junho de 2025, a liderança do Pelouro das Indústrias Culturais e Criativas da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA). Lizha James ocupa agora o cargo de Vice-Presidente, enquanto Belmiro Quive assume a presidência do pelouro.
Belmiro Quive expressou o seu compromisso com a causa, e destacou os mais de 10 anos de experiência como produtor de eventos como base para impulsionar soluções e promover a cultura como sector estratégico. “Mais do que representar, comprometo-me a agir: mitigar os obstáculos, construir pontes e transformar a cultura num sector de destaque e sustentabilidade”, afirmou.
Por sua vez, Lizha James descreveu o momento como simbólico de renovação e esperança. “Assumo este cargo comovida e honrada, não como Lizha James de forma isolada, mas como parte de uma equipa e de um país. A cultura moçambicana não se resume só na música e é tempo de unificar as artes”, frisou a artista.
Ambos os líderes sublinharam a importância do trabalho colaborativo com o Governo, instituições e fazedores de cultura para alcançar uma valorização real e sustentável do sector criativo e cultural moçambicano.






