Colombiano estudou Moçambique ao detalhe para batalhar contra Enciclopédia
A final da temporada 2024 do Rapódromo, principal liga de batalhas de rap em Moçambique, foi palco de uma das noites mais memoráveis da cultura hip-hop nacional. Para além da consagração de Skill Monger como novo campeão ao derrotar Naruto Piurso, antigo rei da liga, o evento contou com batalhas especiais que roubaram a atenção do público, entre elas: Enciclopédia vs Colombiano.
Apesar de não contar com júri, por se tratar de uma batalha extra para aquecer a noite, o duelo entre o moçambicano e o angolano tornou-se viral nas redes sociais, especialmente por causa da surpreendente performance de Colombiano, que conseguiu conquistar o público local com uso de referências moçambicanas nas suas barras.
Dias depois, o próprio Colombiano revelou nas suas redes sociais o segredo por detrás da sua actuação: passou dois meses a estudar Moçambique profundamente. “A primeira coisa que fiz foi passar a seguir páginas do Facebook que atualizam questões sociais e culturais sobre Moçambique”, escreveu, destacando quatro páginas que foram cruciais para a sua pesquisa: Livenews48, Sapo 4, Sergioprg68 e Tudo Que Precisas Saber Sobre Moçambique.
O angolano contou ainda que, além de consumir conteúdo local, entrou em contacto com amigos moçambicanos para adaptar o seu vocabulário. “Eu tinha as barras, mas com termos muito angolanos. Então eu perguntava aos meus amigos: ‘Qual é o termo que vocês mais usam para esta palavra?’ e eu substituía pelas moçambicanas. Tive 2 meses mergulhado nos assuntos moçambicanos e fico feliz em saber que valeu a pena”, explicou.
Exemplos disso foram termos como “lotador” trocado por “modjeiro”, e “mixeiro” por “nhonguista”. O gladiador também investigou nomes e figuras públicas populares para tornar suas punchlines mais autênticas, tais como Nelson Nhachungue e Shellsy Baronet.
O impacto da batalha foi evidente no palco do Cine-Teatro Scala (Cidade de Maputo), que acolheu o evento, e na internet. Em apenas cinco dias, o vídeo da batalha somava cerca de 300 mil visualizações no canal oficial do Rapódromo no Youtube. Numa votação feita no mesmo canal, Colombiano lidera com 60% dos mais de 24 mil votos, confirmando o reconhecimento do público.






