Noruega e Kulungwana renovam parceria para reforçar o papel da cultura no desenvolvimento de Moçambique 

A Residência Oficial da Noruega acolheu, no dia 29 de Abril, a cerimónia de assinatura de  um novo acordo de cooperação entre a Embaixada do Reino da Noruega e a Associação Kulungwana, reforçando uma parceria de longa data, iniciada em 2008, e que se tem  revelado fundamental para o fortalecimento do sector artístico e cultural moçambicano. 

Este novo acordo, no valor de cerca de 15 milhões de meticais, para uma duração de um ano  e meio, consolida os avanços alcançados ao longo dos últimos anos e reforça o compromisso  conjunto com o desenvolvimento das artes e da cultura em Moçambique, com particular  enfoque na juventude e na inclusão social. 

Durante a cerimónia, a Directora Executiva da Kulungwana, Henny Matos, expressou a sua  satisfação e sentido de responsabilidade por mais esta etapa na colaboração institucional,  sublinhando o impacto do apoio da Noruega na valorização do talento artístico nacional, na  promoção da inclusão e na criação de oportunidades para jovens artistas, especialmente nas  áreas da música e das artes visuais.  

“Acreditamos que a cultura é um elo poderoso entre os povos, um motor de criatividade,  identidade e transformação social”, afirmou. 

O novo apoio permitirá que cerca de 2.000 crianças e jovens, dos 6 aos 35 anos, em Maputo,  Nampula, Cabo Delgado e Niassa, receberão ao longo dos anos formação em música e artes  visuais, com impacto comprovado na inclusão social e acesso ao mercado cultural.

O Embaixador da Noruega destacou que o apoio à Kulungwana se insere numa visão mais  ampla da cooperação bilateral, especialmente no ano em que se assinalam 50 anos de  relações entre Moçambique e a Noruega

O diplomata realçou o orgulho da Noruega em ser o principal patrocinador da Kulungwana,  sublinhando que, com um apoio básico previsível e não condicionado, o chamado core  support, foi possível contribuir para o fortalecimento institucional da organização,  oferecendo-lhe a flexibilidade necessária para inovar e crescer de forma sustentável. 

“Testemunhar como a Kulungwana se tornou numa marca querida no panorama cultural  moçambicano é motivo de grande orgulho para a nossa embaixada”, disse. 

A cerimónia foi ainda marcada por um momento cultural, intitulado “Entre Notas e  Laços”, apresentado pela Orquestra e Coro Xiquitsi, simbolizando a ligação profunda entre  arte, cooperação e transformação social. 

Este novo acordo reafirma o compromisso mútuo de continuar a trabalhar lado a lado na  promoção das artes, na capacitação da juventude e no fortalecimento da sociedade civil  moçambicana, através da cultura.

  • 5060 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.