Fotógrafo Adelium Castelo faz uma exposição fotográfica na Alemanha
O fotógrafo e artista multidisciplinar moçambicano Adelium Castelo está a representar Moçambique na Alemanha com a exposição TEMP(ORAIS), um projecto fotográfico que mergulha nas complexidades da existência humana. Através de imagens, a mostra questiona a nossa relação com o tempo, o divino e a sociedade, ao mesmo tempo que provoca uma reflexão sobre as feridas carnais e espirituais que enfrentamos enquanto seres sociais.
TEMP(ORAIS) também aborda um dos dramas mais urgentes da actualidade moçambicana: o aumento dos casos de suicídio, especialmente entre a juventude. Explorando desde o suicídio existencial até ao social, com especial enfoque no impacto do mundo digital, o projecto pretende estimular um debate sobre a necessidade de políticas sociais mais inclusivas e de maior suporte à juventude.
Em entrevista à Moz Entretenimento, Adelium expressou a sua alegria e sentimento de alívio por poder partilhar a sua visão artística com a diáspora: “Vejo esta exposição também como um espaço para que os nossos irmãos que vivem fora do país possam reflectir e, quem sabe, ajudar a encontrar soluções nas suas áreas de actuação.”
Com uma carreira que atravessa a fotografia, o teatro e o design, Adelium Castelo é um nome consolidado no panorama cultural moçambicano. É membro fundador e director de comunicação da Associação Cultural Kuhlanganyeta, organizador da DEZAINE Conference, a primeira conferência de design de Moçambique, e fundador da revista e estúdio DEZAINE, plataformas que promovem a investigação, escrita e criatividade em design. No campo da fotografia, o seu trabalho destaca-se pelo equilíbrio entre o registo documental e o olhar artístico, com experiência em reportagens sociais, peças de teatro, retratos de autores e fotografia de aves.





