Improviso e novas vozes marcam arranque do Festival Cenas Curtas 2025
Começa hoje, 25 de Abril, a 4ª edição do Festival de Teatro Cenas Curtas, que promete três dias de intensa partilha artística em Maputo. Com sessões às 18 horas na Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) e na Casa Velha, o evento celebra o teatro em formatos breves, apostando na experimentação, no improviso e na apresentação de novas linguagens cénicas.
A abertura oficial será marcada por uma conversa intitulada “Dramaturgia Singular”, na FFLC, com o diretor e roteirista brasileiro Vinicius Araguaya. Reconhecido pelo seu trabalho em ficção e documentário, Araguaya partilhará a sua experiência em escrita dramatúrgica e produção audiovisual, dando o tom reflexivo e criativo que atravessará todo o festival.
“Partimos do pressuposto que cada ser tem uma voz singular. Perseguir a singularidade é a meta da nossa escrita pessoal. Mas será que há maneiras de catalisar esse processo? Há atalhos? A estrada é a mesma para todo mundo, ou é tão singular quanto o timbre de nossa própria voz?”, explica Rita Couto, coordenadora do festival, sobre as questões que vão guiar a roda de conversa.
O segundo dia será feito de teatro no palco da Casa Velha, mítico espaço cultural de Maputo que voltou a abrir depois de anos sem actividades. A noite será dos “Improvícios – Batalha de Teatro do Improviso”, juntando-se vários actores destacados da actual cena teatral da capital para criarem um espectáculo inédito, fruto de improvisos. Mais interessante ainda é que o público poderá, no final, eleger o mais criativo nessa criação. Alguns dos artistas subirão ao palco são – Ailton Zimila, Fernando Macamo, Joana Mbalango, Kátia Majate, Lirico Poetico, Lucrécia Noronha e Osvaldo Passirivo.
Esta forma de fazer espectáculo que é um modelo diferente das edições passadas do “Cenas Curtas” onde desafiava-se os artistas a explorar um tema e adereços concretos, procura dar ao público a experiência de presenciar o processo criativo que vivem os artistas, mas também colocar os profissionais das artes performativas a explorar o melhor da sua criatividade.
No domingo, o evento de encerramento de “Cenas Curtas” será na FFLC, às 18 horas, com jogos de improvisos onde todos, fazedores ou não de teatro, serão chamados ao palco para representar.




