Lica Sebastião dá voz às mulheres nas artes plásticas moçambicanas

A Associação Kulungwana realiza, no dia 30 de Abril de 2025, às 18h00, o lançamento do livro “Geometria Feminina”, da escritora e investigadora Lica Sebastião. O evento acontecerá na Galeria Kulungwana, situada na histórica Estação Central dos Caminhos de Ferro de Moçambique, em Maputo, e promete ser um marco na valorização da produção artística feminina no país.

“Geometria Feminina” apresenta, em tom intimista e com sensibilidade investigativa, os testemunhos e percursos de dez artistas plásticas moçambicanas: Anésia Manjate, Carmen Muianga, Juvência (Hwuana) Rubi, Nelsa Guambe, Reinata Sadimba, Sílvia Bragança, Sónia Sultuane, Suzy Bila, Taíla Carrilho e Vânia Lemos.

Para além de ser um registo documental, o livro é um espaço de escuta e visibilidade para mulheres que criam, investigam e expressam-se num meio frequentemente dominado por vozes masculinas. Cada artista partilha a sua trajectória, os seus desafios e inquietações, abordando temas como o papel das mulheres nas artes, a formação artística, os movimentos associativos, o mercado da arte e a vivência na diáspora. 

Com prefácio de Teresa Noronha, a obra ergue-se como uma tapeçaria viva feita de múltiplaslinguagens visuais e caminhos únicos que ajudam a reescrever a História da Arte em Moçambique – agora com vozes femininas em primeira pessoa. 

Este lançamento conta com o generoso apoio da Embaixada Real da Noruega, cujo patrocínio tornou possível a publicação deste importante contributo para a cultura e as artes em Moçambique. 

Sobre a artista 

Lica Sebastião nasceu em Maputo em 1963. Fez todo o seu percurso estudantil na cidade de Maputo. Formou-se como professora de Português para 7ª, 8ª e 9ª classes na Faculdade de Educação, Universidade Eduardo Mondlane, em 1983. Obteve o grau de licenciatura em Ensino do Português como Língua Segunda, em 1994. 

Concilia a docência com a escrita literária e as artes plásticas. Publicou 4 livros de poesia, a saber Poemassem Véu, Alcance, 2011, Ciclos da minha Alma, Chiado, 2015, de Terra, Vento e Fogo, Kapulana, 2015, O Avesso das Palavras, edição de autor, 2018. Realizou 6 exposições individuais na cidade de Maputo sendo uma delas na Galeria Kulungwana, no ano de 2020 e participou em algumas coletivas. É membro do Núcleo de Arte e da Associação de Escritores de Moçambique.

  • 5050 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.