Lizha James fala de relações tóxicas: “É preciso coragem para ser feliz”
Ícone da música moçambicana e voz activa nas causas sociais, Lizha James voltou a usar as suas redes sociais para abordar temas sensíveis com a profundidade e franqueza que a caracterizam.
Numa publicação feita ontem, 22 de abril, num video de pouco minutos da sua participação no Podcast Para elas, a cantora reflectiu sobre o peso das convenções sociais em torno do casamento e alertou os perigos de permanecer em relações que aprisionam emocionalmente as mulheres.
“O que nos ensinaram sobre casamento destrói mulheres e as aprisiona em relações tóxicas”, escreveu Lizha, ao destacar que, muitas vezes, o que é vendido como ideal acaba por sufocar e anular a individualidade feminina. Para ela, a verdadeira felicidade só é possível em relações baseadas na reciprocidade e no respeito mútuo.
A artista também criticou o chamado “tribunal público”, a sociedade, que julga sem conhecer os bastidores da vida de cada mulher. “Você fazendo bem ou não, o tribunal público sempre vai dar seu parecer”, afirmou, defendendo que a opinião alheia não deve ser um obstáculo para a busca por liberdade e bem-estar.
“Cada uma de nós sabe o que passa entre quatro paredes”, sublinhou e incentivou as mulheres a priorizarem a saúde mental, emocional e espiritual. A mensagem termina com um apelo direto: “Aprenda a tomar decisões difíceis e seja feliz”.











