Inauguração da exposição “Colecção Crescente 2025”
A Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana inaugura, no próximo dia 24 de Abril de 2025, pelas 17h00, a 15.ª edição da exposição colectiva “Colecção Crescente”, na sua galeria situada na Estação Central dos Caminhos de Ferro de Moçambique, em Maputo.
Desde a sua criação, a Colecção Crescente tem sido um espaço privilegiado para o crescimento e afirmação da arte contemporânea moçambicana, pois acolhe mais de duas mil obras e promove o talento de mais de cem artistas emergentes e consagrados de todo o país.
Este ano, sob a curadoria de Mieke Oldenburg, a exposição convida-nos a pensar o tempo — como matéria, memória e experiência sensível. A narrativa visual construída a partir do diálogo com os artistas atravessa esferas íntimas e colectivas, e propõe também uma leitura plural daquilo que é viver o tempo.
“O tempo pode ser linear e cronológico, mas também espiralado, fluido, relativo. Há um tempo para a memória, um tempo para o corpo, um tempo para a natureza e um tempo para a arte.”
— Mieke Oldenburg
O texto de apresentação conta ainda com a sensibilidade literária de Nelson Saúte, que reforça a dimensão enigmática e transformadora do tempo:
“O tempo voa. O tempo escapa. O tempo devora. (…) Mas há, no tempo, um silêncio. O tempo vive no som… A arte tem a habilidade de distorcer o tempo, de o desacelerar, parar ou viajar através dele.”
— Nelson Saúte
A exposição estará patente até ao dia 21 de Junho e contará, como é tradição, com a entrega do Prémio Futuro Melhor, uma distinção apoiada pela Hollard Moçambique que valoriza a originalidade, técnica e força conceptual das obras expostas.
A Embaixada Real da Noruega, parceira estratégica da Kulungwana, volta a associar-se ao evento, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento das artes e da liberdade de criação em Moçambique.











