DJ Ardiles dá conselho de “Careca” ao Fokiss Júnior após beef 

O artista moçambicano DJ Ardiles decidiu, ontem, 31 de março,  partilhar um conselho direcionado ao cantor Fokiss Júnior, onde abordou a recente polémica que envolve sósias musicais e direitos autorais.

Em uma metáfora sobre irrigação, Ardiles comparou a situação a um cabo de rega com vários furos, simbolizando os sósias que interpretam músicas de artistas originais. Segundo Ardiles, embora a relva (o público) possa ficar satisfeita, a água (os lucros e o reconhecimento) nem sempre chega à sua verdadeira fonte, os criadores das obras.

Fokiss não é o único que tem sósias. Todos nós sofremos com essa questão“, afirmou Ardiles e ressaltou que em diversos países, já existe uma regulamentação que exige que quem deseja interpretar uma música de um artista pague uma taxa ao autor original.

O DJ deixou bem claro que Moçambique já conta com uma legislação sobre direitos autorais, recentemente harmonizada e divulgada, embora ainda pouco aplicada e conhecida pelo público.

Imagine quantas pessoas cantam aquela música dos Ghorwane com a minha participação. A cada show ou apresentação, essa é uma oportunidade para os Ghorwane serem remunerados pela sua obra“, exemplificou.

Ardiles também criticou a forma como o tema tem sido debatido e sugeriu que a questão deveria ser tratada por profissionais do direito. “Direitos autorais são um assunto muito sério. Devíamos discutir a lei com advogados especializados.”