Arranque do programa de Incubação Artística da XHUB
Arranca nesta segunda-feira, 10 de Fevereiro, na XHUB – Incubadora de Negócios Culturais e Criativos, o Programa de Incubação Artística, direccionado a 20 artistas, o que equivale a 5 bandas nacionais, de Inhambane, Nampula e Niassa. Esta iniciativa inovadora visa impulsionar a economia criativa local, proporcionando aos artistas um espaço para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das suas competências.
O programa contará com uma residência artística e formações especializadas, destinadas às cinco bandas musicais seleccionadas através de um rigoroso escrutínio conduzido por um júri de especialistas, composto por membros indicados pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas – INICC, Centro Cultural Franco-Moçambicano – CCFM, Cooperação Espanhola – AGAPE e músicos moçambicanos renomados.
De acordo com o comunicado enviado à Moz Entretenimento, as bandas seleccionadas para esta primeira edição do programa de Incubação artística são: Marove, Groove Land e Marimbas, todas de Nampula, Os Kassimbos, de Niassa, e Timbila Groove, de Inhambane. O projecto é uma iniciativa da Khuzula, com o financiamento do fundo Création Africa – Moçambique, da Embaixada de França em Moçambique, em colaboração com o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), e é implementado pela XHUB.
O conceito central deste projecto de incubação artística está focado na criação de um programa de residência criativa que ofereça às bandas moçambicanas a oportunidade de formação em várias disciplinas relacionadas à indústria musical como: produção musical e técnica, gestão de carreiras e direitos autorais, marketing e promoção.
O programa contará ainda com sessões de mentoria e visitas guiadas aos principais espaços culturais do país, que acolhem grandes festivais de arte, como o Festival Azgo. Esta formação surge com objectivo de proporcionar acesso a recursos educacionais e formação específicas que possam impulsionar o crescimento e projecção das bandas nacionais no mercado musical, tanto nacional como internacional.
Nesta segunda fase do projecto, será realizada uma residência artística, com duração de 30 dias, a decorrer na cidade de Maputo, e que incluirá uma série de formações técnicas e artísticas. Importa ressaltar que será realizada uma conferência de Imprensa, na XHUB, no dia 11 de fevereiro de 2025, às 11h00, com intuito de partilhar mais detalhes relacionados ao Programa de Incubação Artística e critérios usados para a selecção das bandas.
O evento contará com a presença da Sra. Clémence Bessière, Conselheira de Cooperação e de Acção Cultural da Embaixada de França em Moçambique e no Eswatini, do Sr. José-Maria Queirós, Adido Cultural da Embaixada da França e Director do Centro Cultural Franco-Moçambicano, a Direcção do XHUB, os mentores, formadores e as bandas seleccionadas.










