Mário Macilau expõe as suas obras fotográficas na cidade de Berlim

O internacional fotógrafo moçambicano Mário Macilau expõe em Berlim, na Alemanha, num âmbito colectivo, a exposição colectiva denominada “Of Africa”, com a participação de artistas renomados como Kelani Abass, Atong Atem, Malala Andrialavidrazana, Edson Chagas, Kudzanai Chiurai, Hassan Hajjaj, Aïda Muluneh, entre outros.

A ser inaugurada na C/O Berlin, no dia 01 de Fevereiro e vai até 7 de Maio, a exposição mostra como a arte africana contemporânea pode redefinir as narrativas globais. De acordo com a entrevista concedida por Mário para “OPaís”, participar nesta exposição colectiva vai além de simplesmente mostrar o meu trabalho. É um gesto de ampliação do diálogo. Cada obra se insere numa conversa mais ampla, onde diferentes perspectivas se entrelaçam, criando uma rede de significados que se reforçam mutuamente. Nesse espaço, a arte torna-se um veículo de troca, não apenas de ideias, mas também de experiências e reflexões que transcendem o individual e abrem caminho para o colectivo.

Esta participação também é um acto de resistência. Ao dar visibilidade a histórias marginalizadas, oferecemos uma plataforma para narrativas frequentemente silenciadas, revelando as realidades daqueles que foram esquecidos pela história. Representar os sem voz é um compromisso ético e político, um esforço para reescrever as histórias que a sociedade escolheu ignorar”.

Tenho a honra de expor ao lado de artistas que considero irmãos, amigos e colegas, com os quais compartilho não apenas o ofício da arte, mas também a missão de afirmar em Berlim que a arte tem o poder transformador de iluminar aqueles que costumam viver à sombra. A arte, neste momento, se torna uma força colectiva de mudança, capaz de amplificar as vozes invisíveis e redefinir as narrativas sociais e culturais de maneira profunda e impactante”.

Refere-se que a exposição colectiva é uma selecção de fotógrafos e cineastas contemporâneos e oferece uma visão profunda e multifacetada da África. A exposição ficará em cartaz num dos mais prestigiados espaços dedicados à fotografia e à arte contemporânea na Europa.