Dzimbadas: O 12.º livro do Sérgio Zimba

O consagrado cartoonista moçambicano Sérgio Zimba prepara-se para lançar, brevemente, o 12.º livro da sua carreira intitulado “Dzimbadas”. Editado pela TPC Editora, o projecto reúne cartoons produzidos entre 2020 e 2022, retratando, com humor e criatividade, as dinâmicas sociais moçambicanas durante um período marcado pelos desafios da pandemia da COVID-19. 

Zimba, que nasceu na vila de Ressano Garcia e conta com mais de 40 anos de carreira, é amplamente reconhecido como uma das figuras mais icónicas do cartoon em Moçambique. Entre os seus livros anteriores destacam-se obras como Mafenha (1.ª edição em 1999 e 2.ª edição em 2012), As Camisinhas (2011), Introdução do Metical da Nova Família (2007), Lei da Família (2006), Ri Amor (2006), Declaração Universal dos Direitos Humanos (2005), Lágrimas de Riso (1995) e Riso pela Paz (1993).

Nas redes sociais, o artista descreveu Dzimbadas como um projecto especial e desafiador, fruto de uma “autêntica odisseia”, e aproveitou para agradecer à TPC Editora pelo apoio. Sérgio Zimba, no entanto, admitiu que este poderá ser o seu último livro, dado o cansaço físico e a exigência do trabalho minucioso envolvido na produção dos seus cartoons, mas garantiu que continuará a criar ocasionalmente, “só para matar o vício”.

A nova obra promete destacar, com o estilo único e irreverente do autor, grandes questões que afectam a sociedade, como a violência, o amor, a corrupção, o machismo e as “politiquices”, entre outros temas. Sérgio Zimba espera que o livro seja amplamente apreciado e que ajude a aliviar as tensões do momento histórico que o país atravessa. A data e o local do lançamento de “Dzimbadas” serão anunciados em breve.

  • 2023 Posts
  • 21 Comments
Co-fundador do Moz Entretenimento | Copywriter | Licenciado em Publicidade e Marketing pela ESJ