Duas Caras explica por que deixou hip-hop
O rapper moçambicano Duas Caras abordou, recentemente, a sua transição do hip-hop para o afrobeat durante uma entrevista no Vinyl Podcast, onde reflectiu sobre a sua carreira musical e a sua evolução artística.
Após mais de 20 anos de sucesso no hip-hop, Duas Caras revelou que este nunca foi a sua paixão inicial, mas um estilo que encontrou pelo caminho e conseguiu dominar com excelência. Já o afrobeat, segundo o artista, é uma escolha consciente que reflecte o seu actual momento pessoal e criativo.
Duas Caras explicou que o hip-hop deixou de lhe proporcionar o entusiasmo de antes, pois o seu processo criativo tornou-se previsível. Em contraste, o afrobeat o desafia com novas possibilidades, oferecendo um espaço para explorar e experimentar musicalmente. Mesmo ciente das críticas geradas pela mudança, o rapper destacou que a sua prioridade é fazer música que o satisfaça, sem se preocupar excessivamente com as expectativas do público. Por isso, quando lançou a sua primeira música afrobeat que tem como título “Fala como homem”, já estava à espera de toda repercussão que teve.
O artista também revelou que, além do afrobeat, tem explorado outros estilos, como o kwassa kwassa, reforçando a sua versatilidade musical. Apesar de ter sido profundamente influenciado pelo hip-hop no início da carreira, Duas Caras afirmou que, hoje, consome pouco o género, preferindo buscar inspiração em novas sonoridades que o permitam continuar a reinventar-se artisticamente.











