Fred Jossias diz que “vândalos têm sentimento…vamos partilhar gás, rubis, petróleo…”

As manifestações em Moçambique têm chamado atenção em várias partes do mundo, e já é preocupante. Desde os assassinatos de Elvino Dias e Paulo Guambe, a situação no país mudou drasticamente, agravando-se com um movimento popular que clama pela verdade eleitoral. 

O contexto de tensão intensificou-se após as eleições presidenciais de 9 de outubro. A morte do advogado do candidato presidencial Venâncio Mondlane foi o “Puk” para uma onda de manifestações, liderada pelo próprio Mondlane, que apelou à mobilização nacional. Desde então, o país tem enfrentado paralisações em diversos sectores, o que chegou a causar cortes de internet impostos para conter a comunicação entre manifestantes e foi necessário muitos cidadãos a recorrerem ao uso de VPNs.

Diante desta situação, o apresentador Fred Jossias, comentou nesta quarta-feira, 20 de novembro, sobre a crise. Durante a transmissão ao vivo, o rei dos beefs abordou a situação com as seguintes palavras:

“É importante perceber o sentimento do povo. Não vamos olhar muito para o vandalismo; os vândalos têm sentimento, uma preocupação, e gostava que  entrássemos no coração dos vândalos.”

Fred Jossias aproveitou o momento para fazer um apelo à reflexão e disse que há necessidade de mudanças profundas no país:

“Vamos refletir. Está na hora da mudança. Não sei quem vai governar, mas está na hora da mudança. A mudança não é do partido, mas do povo. Está na hora de partilhar o gás, os rubis, o petróleo… Vamos comer juntos.”