Público pergunta “Onde está Hernâni neste momento?” e o rapper reage

Após o anúncio dos resultados das eleições presidenciais em Moçambique, que deram vitória ao partido FRELIMO e ao Daniel Chapo, o país entrou em uma crise social e política que está a ser marcada por manifestações, paralisações de actividades comerciais, cortes de internet e brutalidade da polícia. Diante disso, o público começou a exigir o posicionamento de figuras públicas, especialmente artistas e influencers, como é o caso do Hernâni da Silva.

Reconhecido como um dos maiores rappers de Moçambique, Hernâni da Silva permaneceu em silêncio até 3 de novembro de 2024, quando, após intensas cobranças no X (antigo Twitter), pediu explicações sobre a situação ao questionar qual seria o “smoke” ou o foco das críticas. “Mas a sério now. Quem tiver meu number e a sensatez de poder explicar exactly qual é o smoke, please do. No meio de tantos tweets e assuntos, já nem sei qual é a verdadeira inquietação,” publicou Hernani, gerando diversas reacções entre seus seguidores.

No dia seguinte, 4 de novembro, após várias respostas, Hernâni respondeu ao público, admitindo que realmente o seu silêncio foi interpretado como insensível. “Ok, já percebi, e realmente a maioria pode estar certa,” afirmou Hernâni, explicando que não se pronunciou nem a favor nem contra a situação, e que compreendia a frustração dos fãs que esperavam o seu apoio ao povo moçambicano. 

O rapper usou ainda uma metáfora desportiva para descrever a situação, dizendo que ficou “nas bancadas”, quando poderia ter “entrado em campo”. Por outro lado, acrescentou uma reflexão sobre o julgamento que está a receber, descrevendo-o como um “silenciamento de um silencioso” e ainda fez um apelo aos seus críticos: “Apliquem o mesmo tratamento para os demais nas bancadas. Não devo ser o único.”

Apesar das suas justificativas, muitos internautas expressaram decepção, argumentando que o rapper deveria ter se manifestado com mais empatia e clareza. 

De referir que a cobrança reflecte a expectativa de que figuras públicas tomem uma posição em apoio ao povo durante crises sociais, especialmente em momentos de instabilidade, como o actual.

  • 2023 Posts
  • 21 Comments
Co-fundador do Moz Entretenimento | Copywriter | Licenciado em Publicidade e Marketing pela ESJ