“A fama não é para mimosos com coração de ovo” – José Xpião

Ilustres, antes de qualquer rabisco sobre o assunto supra proposto, queiram receber as minhas calorosas saudações pelo trabalho que têm feito ao longos desses anos em prol da nossa cultura e do nosso entretenimento, e aproveito chamar a atenção para/de quem tem “problemas cardíacos” e emocionais que não leia esta carta até o fim, senão pode se machucar profundamente.

Amigos, com o advento das redes sociais e de toda a mudança do paradigma da comunicação nós os ouvintes, telespectadores, espectadores, consumidores, clientes e públicos passamos a ter mais espaço e ferramentas para opinar depois de consumir um determinado trabalho artístico, principalmente a música que é relativamente acessível comparativamente às outras expressões.

Meus senhores, ser famoso é ter noção que a vida poderá ser estendida, exposta, e colocada em hasta pública por vários motivos, aliás, vocês passam não apenas a pertencer às vossas famílias, mas também, um país todo e até, além fronteiras, e por isso, parem de ameaçar aos blogueiros, apresentadores e todos aqueles que comentam as vossas macaquices e obras.

A crítica é necessária, fundamental, indispensável e importante para qualquer obra artística e seu autor. Devemos entender como reacção em torno do nosso trabalho, não interessa se “é positiva ou negativa”, apenas ouçam e façam uma análise do que é falado ou escrito para ver o enquadramento, evitem chamar as pessoas de invejosas, parem de ser mimados, filhinhos de mamães e marias-queixinhas.

Os corações de ovos que vocês têm, definitivamente não são para pessoas famosas, é que, como artistas não podem se partir fácil com apenas uma ponta de unha ou opiniões de seguidores, fãs, admiradores e aqueles que vos acompanham sempre ou ocasionalmente, sejam fortes, competentes e maduros.

Alguns são alérgicos a apreciações (críticas), como por exemplo, o rapper Dygo Boy Júros que com frequência bloqueia internautas e a cantora Júlia Duarte, aliás, esta última lançou recentemente uma música, onde depois de uma curta apreciação minha, ligou-me e mostrou-se intolerante, lançou um jato de palavras intimidatórias de forma arrogante, ameaçou-me, ordenou que eu removesse o post. Afinal, aqui é assim???!

Porque é que a melhor opinião seria aquela que aparentemente bajula, escova, esfrega, lambe, elogia e passa a mão de forma leve nas vossas cabeças e trabalhos? Quem vos disse que as pessoas devem falar o que vocês querem ouvir? Quem sabe que não tem estofo para isso, “abandona” a carreira agora ou deixe-nos apreciar à vontade.

Eh eh eh eh. Sim senhora!!!!