“A nossa sociedade não ensina os pais a serem pais” – Jaime Langa
No seu último episódio, o X-Podcast recebeu o criador de conteúdos moçambicano, Jaime Langa, para um debate sobre a sua carreira e a sua visão sobre o mundo.
Ao longo da conversa, Jaime Langa falou sobre a postura de muitos pais moçambicanos que apenas trabalham e quase não têm interacção com os filhos, dizendo que é assim porque se colocou nas suas cabeças que este é o seu papel. Para Langa, depois a sociedade moçambicana culpa os pais por não serem bons pais, mas não os ensina como eles deviam ser.
O criador de conteúdos de culinária destacou que, diferentemente das mulheres que são ensinadas a cuidarem do lar, os homens apenas são ensinados que devem ser provedores, ou seja, trabalharem para sustentar a casa.
“A nossa sociedade culpa muito os pais por não estarem a ser pais, mas nunca os ensinou a serem pais. O que a sociedade faz é ensinar o homem a acordar de manhã, ir trabalhar, vir deixar dinheiro, voltar amanhã trabalhar e ir deixar dinheiro para não faltar nada para as crianças.” – disse Langa.
Entretanto, a falta de educação para os homens serem bons pais ou bons maridos, faz com que eles nem saibam trocar a fralda do filho quando a mulher está doente. Para Jaime Langa, deveria haver programas para pais de primeira viagem ou de pais para criarem conexão com os filhos, mas apenas existem para mulheres.
Segundo Jaime, durante muito tempo, existia um papel para a mulher e outro para o homem, mas os tempos mudaram e todos devem aprender tudo.
Estas declarações foram feitas pelo Jaime Langa no podcast do X-Hub Incubadora Criativa que já está disponível no YouTube.





