Livro vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2024 lançado na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira, 24 de Setembro, às 18 horas, a Fundação Fernando Leite Couto vai publicar o livro intitulado “Os peregrinos da sobrevivência”, o romance de estreia do escritor Francisco Panguana Júnior, vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto 2024.
De acordo com o comunicado de imprensa enviado à Moz Entretenimento, Panguana Jr. conta a história de um professor que decide abandonar a vila de Mutaratu e a sua categoria de funcionário de Estado para tentar a sorte numa outra região projectada para ser o El Dorado do seu país. Reclama da estagnação na carreira, perseguição dos colegas que impedem a sua filha de ingressar no ensino primário, falta de reconhecimento dos políticos, a quem serviu ao longo de vários anos.
Entretanto, entre a expectativa e a realidade vai uma longa distância. A sua família é desafiada pelas circunstâncias a filiar-se aos Peregrinos da Sobrevivência, enquanto a promessa de emprego do amigo e deputado Foraz dos Anjos, tarda a concretizar-se.
O comunicado refere ainda que Francisco Panguana Jr. desafia o leitor a uma digressão pelas páginas desta conversa, onde a inveja, a intriga e o conflito armado são cartões de visita, num campo narrativo onde a esperança cumpre o seu dever de ser a última a morrer, enquanto o sonho de Chico Albuquerque palpitar.
Sobre Francisco Panguana Júnior
Francisco Panguana Júnior nasceu aos 19 de outubro de 1990, em Maputo. É licenciado em Ensino de Português com Habilitações em Ensino de Inglês pela Universidade Pedagógica de Maputo. Possui uma pós-graduação em Descentralização pela Western Cape University & Addis Abeba University e, actualmente, frequenta o curso de mestrado em Ensino de Português na UP-Maputo. É docente e pesquisador na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Zambeze. É igualmente Embaixador da Paz da Global Peace Chain e da Comissão Europeia. Tem contos e crónicas publicadas em várias antologias nacionais. É co-autor do e-book ́ “Estudos Linguísticos sobre Moçambique” sob a chancela da editora Schreiben.
Em 2023 foi vencedor do Prémio Literário Carlos Morgado com o conto “A ilegítima defesa do Adão” e segundo classificado no concurso de crónicas da FLIB sobre redução de risco de desastres naturais com a crónica “Halakavumba, o sequestrador da chuva”. É vencedor da 6ª edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto (2024) com o romance “Os peregrinos da sobrevivência”.







