2ª edição do Prémio Literário Mia Couto: Adelino Luís vence com o livro “Estórias trazidas pela ventania”
O escritor moçambicano Adelino Albano Luís venceu, recentemente, a segunda edição do Prémio Literário Mia Couto com o seu livro intitulado “Estórias trazidas pela ventania”.
Com esta distinção que foi anunciada na Casa do Artista, na cidade da Beira, Adelino Luís recebeu um valor de 400.000 meticais, financiados pela empresa Cornelder de Moçambique, entidade que promove o prémio, em parceria com a Associação Kulemba.
Falando em representação ao júri do Prémio Mia Couto, Marcelo Panguana disse que Adelino Albano Luís é o vencedor justo, de acordo com os critérios estabelecidos. Além disso, Panguana também explicou a ausência de um vencedor para a categoria de poesia, justificando que os livros inscritos não atendiam às qualidades exigidas.
De referir que o Prémio Literário Mia Couto é instituído pela Associação Kulemba, em parceria com a Cornelder de Moçambique, e pretende estimular a produção literária de qualidade em Moçambique, distinguindo as melhores obras publicadas anualmente.
Sobre Adelino Luís

Adelino Albano Luís nasceu em 1998, em Chimoio, na província de Manica. Licenciado em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). É autor da obra ″Cronicontos da Cabeça do Velho″ (2022), prémio literário Calane da Silva ⁄ Alcance Editores (4ª edição- 2021). Também conquistou o primeiro lugar do Concurso de Crónicas da 1ª edição da Feira de Livros da Beira (2021).






