Francisco Panguana Júnior conquista o Prémio Literário Fernando Leite Couto 2024

Nesta sexta-feira, 12 de julho, o escritor moçambicano, Francisco Panguana Júnior, foi anunciado como o grande vencedor da sexta edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, em um evento que teve lugar na Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), na cidade de Maputo.

Aristarco Velos, pseudónimo de Francisco Panguana Júnior, venceu este prémio com a sua obra intitulada “Os peregrinos da sobrevivência”. Infelizmente, o autor não esteve presente no evento, mas enviou um vídeo a agradecer a FFLC e seus parceiros pela iniciativa, assim como explicou que “Os peregrinos da sobrevivência” e uma obra que retrata o dia-a-dia das raparigas em situação de conflito, as desigualdades sociais e os efeitos da guerra na sociedade.

Segundo a acta do júri da desta edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, lida pela presidente, a professora e ensaísta Teresa Manjate, a obra “Os peregrinos da sobrevivência” foi seleccionada devido à sua criatividade, inovação temática, correção linguística e domínio técnico narrativo.

Como prémio, Francisco Panguana Júnior recebeu um valor de 150 mil mts, terá o seu livro editado em Moçambique pela FFLC, participará do Festival Literário Internacional de Óbidos dentro da residência literária de 30 dias que passará em Município de Óbidos, em Portugal, onde também poderá publicar a obra num evento realizado pela Câmara de Comércio Portugal Moçambique.

  • 5081 Posts
  • 46 Comments
Fique informado sobre os famosos moçambicanos e tudo o que acontece no mundo de entretenimento em Moçambique.