Beat Keepa diz que a ideia de criar a fusão dos estilos foi originalmente dele e não de DJ Ardiles e N-Star

O polémico Beat Keepa, fundador da TracRecords, esteve, no dia 6 de julho, no programa “Por Detrás do Piano“, apresentado por Zé Pires, na STV, onde abordou vários assuntos relacionados à música, desde os tempos antigos até os dias actuais. 

Durante a conversa, o apresentador comentou que, há muito tempo, N-Star teria sido pioneiro ao começar a criar o género musical Dzukuta. Dois anos depois, DJ Ardiles teria criado um estilo musical “Moza” e, após um tempo, fez uma mistura de instrumentais tradicionais com reggaeton e, eventualmente, sentaram com Ziqo e criaram Pandza-Dzukuta. Com o sucesso do Pandza, muitos rappers também começaram a aderir ao Pandza para “abanar a bunda”.

Diante deste comentário, Beat Keepa rebateu, afirmando que a história não é como Zé Pires descreveu e argumentou que DJ Ardiles não foi quem fez a fusão de estilos tradicionais com rap. Segundo Beat Keepa, em 2002, ele fez a fusão de um estilo musical tradicional com rap, usando a música da saudosa Zaida Chongo, intitulada “Ausukei”, na qual adicionou batidas de Rap. 

Keepa diz que esta música abriu muitas portas para a Trio Fam, ao ponto de ser usada numa propaganda da empresa publicitária Golo, além de ser uma das músicas que mais fez sucesso em 2003.

Beat Keepa afirma que a ideia de criar a fusão do estilo tradicional com rap foi originalmente dele, e não de DJ Ardiles e N-Star, como muitos acreditam. Além disso, ele sublinha que todos os artistas do Pandza vieram do Rap.